5 Min Leitura

Entenda como recolher o gás do ar-condicionado de forma simples e prática

como recolher o gás do ar condicionado

Entender como recolher o gás do ar-condicionado é essencial no momento da desinstalação ou do transporte do aparelho para outros locais. Se o procedimento for feito de forma indevida, pode causar acidentes ou prejudicar o meio ambiente.

Um profissional especializado é fundamental. Ainda que seja possível aprender como recolher o gás do ar-condicionado para desinstalar corretamente, por exemplo, a segurança completa só é garantida com a ajuda de um técnico.

Caso você queira conhecer os passos, continue a leitura deste artigo da Clima Rio. Saiba a importância do gás para ar-condicionado e os equipamentos necessários para esse trabalho!

Qual é a importância do gás para ar-condicionado?

como recolher o gás do ar condicionado

Antes de entender como recolher o gás do ar-condicionado, é fundamental conhecer a importância desse elemento para o funcionamento do climatizador. Basicamente, sem ele, nenhum ambiente é refrigerado. 

O fluido refrigerante é responsável pela troca de calor entre o ambiente externo e o interno. A ação começa com a compressão e o aumento da temperatura do gás, que aumenta a pressão na parte compressora. 

Em seguida, ele se expande e reduz a pressão. O gás diminui a temperatura para absorver o calor do ambiente interno. O ar quente é direcionado para a unidade externa, e o ciclo se repete. 

Quais tipos de gases refrigerantes são usados no ar-condicionado?

Se você quer compreender como recolher o gás do ar-condicionado para substituir por outro tipo, é fundamental estar ciente dos diferentes tipos desse componente presente no mercado: 

  • R-410a: é um dos gases mais populares. Ele tem baixo potencial de aquecimento global. Também é atóxico e chamado de gás ecológico por não impactar a camada de ozônio;
  • R-404a: tem baixa toxicidade e fácil adaptação aos sistemas antigos;
  • R-134a: é atóxico, não corrosivo e seguro, tanto para a natureza quanto para o espaço de uso, seja um comércio, seja uma residência.

Se você está curioso para saber quanto custa o gás do ar-condicionado, procure por sites especializados e lembre-se sempre de verificar a compatibilidade com o seu aparelho.

Dicas para recolher o gás com eficiência

A principal dica para as etapas de como recolher o gás do ar-condicionado acontecerem corretamente e com segurança é contar com um técnico especializado. O profissional está acostumado com o procedimento e possui todos os equipamentos necessários.

Para realizar o método, ele deve usar óculos de segurança, luvas de proteção, sapatos e roupas de manga comprida. Mesmo se o gás for não inflamável, pode gerar sobrecargas. Por isso, ele deve ser mantido no recipiente escolhido, que pode ser uma garrafa, uma máquina ou outro item.

Quais materiais são necessários para o recolhimento do gás?

No momento de mudar o ar-condicionado de lugar, fique atento para o gás não vazar. O recolhimento acontece a partir desse momento, por meio de uma máquina específica.

Um botijão retornável também é necessário. Ele deve obedecer às normas do Protocolo de Montreal, um acordo feito pela Organização das Nações Unidas, em 1987. 

Os materiais precisam ser manuseados com muito cuidado para não contaminar o ar. Por esse motivo, é indicado sempre chamar um profissional especializado nesse tipo de serviço.

Como recolher o gás do ar-condicionado?

Antes de contratar um técnico para realizar o procedimento, certifique-se de que ele sabe como desinstalar o ar-condicionado corretamente. O recolhimento é feito apenas com o produto desligado e pronto para ser transportado.

Em seguida, ele deve liberar o vácuo no botijão e abaixar a pressão da estação recolhedora. A próxima etapa é ligar um equipamento no outro, ativar a máquina responsável por coletar o gás e acompanhar o processo no manômetro da estação.

Por fim, haverá uma espécie de triangulação, na qual a estação é interligada entre o ar-condicionado e o botijão de gás. O processo de como recolher o gás do ar-condicionado para o compressor também vale para passá-lo para outro recipiente. 

Onde deixar o gás recolhido?

A desinstalação e a substituição do ar-condicionado requerem a remoção do fluido refrigerante direto para a condensadora. A unidade externa também é usada como recipiente quando as tubulações ou a evaporadora precisam de manutenção, assim como quando não é necessário usar o compressor para algum conserto. 

Por outro lado, o botijão de gás é usado na manutenção da condensadora. Outro exemplo de uso é a hora de reciclá-lo, importante para sempre manter o gás sustentável e limpo no aparelho.

Substitua o gás do seu climatizador na Clima Rio!

Após entender como recolher o gás do ar-condicionado, você pode explorar as opções no catálogo da Clima Rio e substituir o antigo componente por uma opção ainda mais sustentável e econômica!

Se precisar instalar um novo aparelho, não deixe de conferir as opções de ar-condicionado inverter na Clima Rio! Confira equipamentos modernos e por um preço que cabe no seu bolso!