5 Min Leitura

Descubra quanto gasta um ar-condicionado de 9000 BTUs e quais são as principais opções

Homem parafusando as peças do ar-condicionado.

Quem planeja climatizar um quarto ou uma sala pequena deve saber quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs para ter uma estimativa do valor da conta de luz.

É normal o ar-condicionado gastar muita energia nos dias mais quentes. Porém, o consumidor desfruta de mais conforto quando se prepara e se informa sobre isso antes de finalizar a compra.

A Clima Rio preparou um artigo sobre quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs e o que significa essa sigla tão importante na escolha do climatizador. Continue a leitura!

O que significa a sigla BTUs no ar-condicionado?

Antes de compreender a numeração de um ar-condicionado específico, é imprescindível aprender sobre a sigla BTU: ela designa a unidade de medida da potência do equipamento.

O termo vem do inglês e quer dizer Unidade Térmica Britânica. Quanto mais alta ela for, maior é a capacidade de refrigeração do ar-condicionado.

Porém, escolher modelos mais potentes pode implicar maior gasto de energia que o necessário para o cômodo. Por isso, é indicado calcular a quantidade ideal de BTUs para cada cenário.

Como calcular o número ideal de BTUs?

Para saber se o ar-condicionado de 9.000 BTUs tem a melhor potência para o seu espaço, é preciso fazer um cálculo simples. Basta avaliar a composição do cômodo que você deseja climatizar.

Adicione 600 BTUs para a área do ambiente, 800 para a incidência solar, 600 para cada pessoa que transite pelo local e aparelho eletrônico em funcionamento. O primeiro fator é o único já calculado em algumas opções.

O ar-condicionado de 9.000 BTUs é voltado para cômodos residenciais de até 15 m² e estabelecimentos comerciais de até 12m². O fluxo maior de pessoas influencia a eficiência do aparelho.

Quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs em média?

Agora que você conhece tudo sobre a potência, é a hora de saber quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs. A resposta varia de acordo com o consumo, mas a média é de 17,1 kWh a 17,6 kWh.

Compreender quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs por mês ajuda a ter uma noção prática antecipada. Para saber com precisão, é preciso ter em mente o valor da tarifa energética da sua região e os dias de uso mensal.

Homem instalando o ar-condicionado.

Para você ter mais economia, a Clima Rio recomenda o ar-condicionado inverter. Ele é fabricado com motor diferenciado, que elimina os picos de energia e trabalha de forma constante para atingir a temperatura estável.

Opções de ar-condicionado de 9.000 BTUs

Mesmo sabendo quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs, é comum deparar-se com diferentes opções nas lojas, o que pode dificultar a busca pelo melhor climatizador.

O Selo Procel de nível A ajuda a facilitar esse processo. Ele reconhece a eficiência na economia energética do eletrodoméstico na classificação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, parceria do governo federal com a Eletrobras.

Com foco em aparelhos desse tipo e compressor inverter, veja alguns destaques do catálogo da Clima Rio. São diferentes climatizadores de 9.000 BTUs. Confira!

Ar-condicionado hi wall da LG Dual Voice inverter de 9.000 BTUs frio de 220v

Para os usuários preocupados com o consumo do ar-condicionado ligado 8 horas por dia, o Hi Wall da LG Dual Voice Inverter é o mais indicado. A economia chega a 70% em comparação com opções tradicionais.

Além da questão energética, a conexão à distância é um destaque. Com o Wi-Fi, é possível ligar o aparelho pela assistente de voz ou pelo smartphone. Isso agiliza o funcionamento antes de chegar ao local onde o aparelho está instalado.

Ar-condicionado split hi wall da TCL de 9.000 BTUs frio de 220v

Conhecido pelo design discreto e elegante, esse ar-condicionado hi wall é voltado para a instalação em um canto alto da parede. A estrutura split é dividida entre evaporadora (interna) e condensadora (externa).

A tecnologia do Modo Eco ajuda a diminuir o consumo do ar-condicionado de 9.000 BTUs e os impactos no meio ambiente. O conforto aumenta com a possibilidade de ativar o Modo Silêncio e o Modo Não Perturbe, eliminando os ruídos e a luminosidade do equipamento.

Ar-condicionado hi wall da Philco de 9.000 BTUs frio de 220v

O hi wall da Philco tem classificação A no Selo Procel e gás ecológico R410a. Ele é mais econômico financeiramente e apresenta funções práticas, que diversificam o uso:

  • Cool: refrigeração;
  • Dry: desumidificação;
  • Fan: ventilação;
  • Feel: ação conforme a condição do ambiente.

O equipamento também apresenta filtros antibactéria e antifungos, agindo para deixar o clima mais saudável e leve para os usuários.

Ar-condicionado de 9.000 BTUs econômico é na Clima Rio!

Após entender quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs e conhecer as principais opções, escolha o aparelho da sua preferência no site da Clima Rio! São diversas alternativas para você transformar o clima com qualidade e economia!

Veja os demais eletrodomésticos disponíveis no site da Clima Rio para adquirir itens modernos e tecnológicos para sua casa ou seu comércio. Compre de onde estiver e aproveite!