5 Min Leitura

Descubra o que significa fan no ar-condicionado e aprenda como usar essa função

o que significa fan no ar-condicionado

Muitas pessoas desconhecem o que significa fan no ar-condicionado. Ao se depararem com o termo em inglês no painel ou no controle do aparelho, elas não sabem o que fazer e deixam de usar essa função.

As diversas funções vão além da simples mudança de temperatura. Elas existem para proporcionar um clima ainda mais confortável e relaxante para o usuário. É preciso saber usá-las para aproveitar completamente o aparelho.

A Clima Rio preparou um artigo explicando o que significa fan no ar-condicionado. Você também confere para que a função serve e como usá-la para melhorar o clima do seu ambiente. Continue a leitura para descobrir sobre esse conceito muito mais!

Qual é o significado da palavra fan no ar-condicionado?

Como já mencionado, a palavra em inglês pode confundir muitos usuários. Praticamente todas as funções do ar-condicionado aparecem em um idioma estrangeiro, sendo necessária a tradução para o português para o entendimento e o uso completo.

A tradução de fan no ar-condicionado é “ventilador”. A partir daí, já é possível pensar no funcionamento, exatamente igual ao do produto que a função faz menção. Não há a necessidade de adquirir um novo dispositivo dedicado à ventilação do ambiente. Basta apenas usar o climatizador para amplificar a sensação de conforto já proporcionada pelo sistema de refrigeração.

Ao saber exatamente o que significa fan no ar-condicionado, o usuário entende melhor o efeito dessa opção, diferente da ideia de refrigeração e aquecimento, padrão em muitos aparelhos.

Qual é a função da opção fan no ar-condicionado?

o significa fan no ar-condicionado

O ar-condicionado com função fan é um aparelho 2 em 1, combinando as características de ventilador e climatizador. Ele executa a mesma função que um ventilador convencional, gerando fluxo de ar por meio de um equipamento interno, integrado ao produto.

Em outras palavras, o modo fan no ar-condicionado desencadeia a circulação de ar, sem alterar a temperatura. Ele é usado após um certo intervalo posterior ao da refrigeração para manter a sensação térmica mais estável por todo o ambiente.

A opção também é vantajosa quando o clima está mais ameno, nem muito quente, nem muito frio, tornando-se uma escolha viável em qualquer época do ano. Outro benefício é a questão da saúde, pois o ventilador no equipamento remove partículas de poeira, poluentes e alérgenos, deixando o ar mais limpo e saudável.

Como usar a função fan no ar-condicionado?

Agora que você sabe o que significa fan no ar-condicionado, é importante entender como usar essa função e aproveitar todos os modos do aparelho. Acima de tudo, é preciso ter um modelo com essa opção disponível para configuração. 

Caso não tenha, procure na Clima Rio. Os climatizadores mais avançados e modernos do mercado realizam a ventilação sem maiores problemas. Eles são úteis tanto em cômodos residenciais, quanto comerciais. 

Sabendo o que é fan no ar-condicionado, o processo de aprendizado e configuração torna-se ainda mais fácil. Ainda assim, é recomendável seguir o manual de uso ou as instruções abaixo, que se repetem na maioria dos aparelhos. Confira!

Acionando a tecla mode

Na maioria dos modelos, hi-wall ou cassete, selecionar a tecla “mode” ou “modo” é o primeiro passo para ativar novas funções. Basta procurar por ela, acionar o botão e esperar pelo termo “fan” aparecer no visor do controle. 

Se a palavra não aparecer, mas o equipamento tiver a capacidade de ventilar, aguarde pelo símbolo de um ventilador. Ao encontrá-lo, basta apertar “mode” novamente e começar a configurar a opção.

Controlando a função

O controle ocorre por meio do aumento ou da diminuição da intensidade da ventilação. É possível controlá-la da mesma forma que a temperatura, com as teclas de subir ou descer. Geralmente, o visor mostra algumas barrinhas, indicando o fluxo do ar.

Para ainda mais praticidade, é possível escolher a função fan high no ar-condicionado. Ela é utilizada para resfriar ou aquecer rapidamente o ambiente. Também funciona quando a ideia é gerar um vento mais forte para atingir rapidamente a sensação de frescor ou calor no local.

Por outro lado, na fan auto no ar-condicionado, o ventilador interno do aparelho opera de forma automática e ajusta a velocidade de acordo com as necessidades pré-estabelecidas de resfriamento ou aquecimento. A circulação acompanha automaticamente o estado da refrigeração anterior.

Compre o seu ar-condicionado com função fan na Clima Rio!

Você encontra climatizadores com controle de ventilação na Clima Rio! Sabendo o que significa fan no ar-condicionado, a procura pelo melhor produto fica ainda mais fácil, assim como o uso no local de instalação.

Transforme já o clima da sua residência ou do seu comércio comprando aparelhos por ótimo custo-benefício com a Clima Rio! A loja entrega para todo o Brasil, oferecendo diversas formas de pagamento. Explore o catálogo virtual ou visite uma das lojas físicas. Aproveite!