5 Min Leitura

Descubra o que gasta mais energia ventilador ou ar condicionado

o que gasta mais energia ventilador ou ar condicionado

Você já se perguntou o que gasta mais energia ventilador ou ar condicionado? Os dois aparelhos são ótimos para aumentar o bem-estar em dias quentes, e muitos interessados possuem dúvidas em relação ao consumo energético de cada um.

Para responder a essa pergunta, é necessário avaliar uma série de fatores, levando em consideração as características individuais de cada aparelho. Também devem ser levadas em conta as necessidades, preferências e condições de cada local onde será usado o produto.

No conteúdo abaixo, preparado pela Clima Rio, você confere o que consome mais energia: ventilador ou ar-condicionado. Enquanto um produto consegue climatizar completamente o ambiente, o outro circula o ar frio pela região onde se movimenta. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

O ar-condicionado gasta muita energia?

No cálculo de quanto gasta um ar-condicionado, são considerados elementos como modelo, fabricante, potência do produto e voltagem. Alguns fatores sobressaem ou diminuem os gastos, incluindo multifunções, ciclos e outras sofisticações.

Essa complexidade faz com que, no geral, o item gaste mais energia do que o ventilador. Isso porque o produto vai muito além da refrigeração, produzindo até mesmo ventilação em alguns casos. Nos aparelhos de dois ciclos, é possível ainda aquecer o ambiente.

Porém, com relação à função de ventilação, os dois aparelhos não diferem muito nos gastos energéticos. Um ar-condicionado de 12.000 BTUs, por exemplo, consome em média 130W, semelhante a um ventilador de teto ou parede, realizando a mesma função.

Nesse sentido, quem adquire o ar-condicionado não leva apenas um sistema de refrigeração, mas também algumas funções extras, entregando momentos de bem-estar diferenciados de acordo com o comando do usuário.

Ar-condicionado com tecnologia inverter: economia a longo prazo

Continuando a busca por entender o que gasta mais energia, ventilador ou ar-condicionado, conhecer modelos com tecnologia inverter faz toda a diferença para economizar e ter uma climatização completa no comércio ou residência.

“Inverter” é o nome de uma tecnologia avançada, com o objetivo de melhorar a eficiência energética e, consequentemente, diminuir os gastos com a conta de luz no fim do mês. Ela é bem popular em modelos de ar-condicionado, mas também aparece em outros equipamentos, como geladeiras e freezers.

Normalmente, o ar-condicionado gasta muita energia para atingir a temperatura desejada, mas o compressor inverter trabalha sem oscilações, ajustando sua velocidade para atender à demanda de resfriamento do ambiente. Ao evitar as oscilações, ele também gasta menos energia.

Embora os sistemas de ar-condicionado inverter sejam os de mais alto custo, apresentam uma economia a longo prazo que justifica o valor da compra inicial. Assim, são os mais adequados para quem deseja climatizar e economizar.

O ventilador gasta muita energia?

o que gasta mais energia ventilador ou ar condicionado

O ventilador pode ser comparado ao ar-condicionado pelo fato de ambos modificarem o ar, porém, o primeiro é mais simples. Composto por um conjunto de pás e uma grade protetora, os tipos mais comuns são os de mesa, teto e parede. 

Para controlar o produto, selecione a velocidade das pás nos botões. Pode ser usado com portas e janelas abertas ou fechadas. Por conta disso, na comparação entre o que gasta mais energia, ventilador ou ar-condicionado, o segundo se esforça mais em ambiente fechado, exigindo mais da rede elétrica durante o processo.

A instalação é fácil e a manutenção é tão barata quanto a sua aquisição. Alguns modelos carregam a vantagem de serem levados para qualquer lugar. Basta ligar na tomada mais próxima do local e deixar o produto funcionando normalmente. 

Para saber qual modelo de ventilador gasta muita energia, é preciso comparar e verificar o uso que vai ser feito de cada um, dividido entre teto, mesa, parede e muitos outros. Dessa forma, você deve saber qual será o mais alto consumo energético do aparelho em sua residência.

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

Na disputa entre o que gasta mais energia, ventilador ou ar-condicionado, o climatizador vence. No entanto, ele apresenta mais soluções para aumentar o bem-estar das pessoas no ambiente, desumidificador e filtrando o ar, por exemplo, enquanto o ventilador realiza apenas uma tarefa.

Independentemente da escolha, ponderar os diferentes usos e necessidades é essencial para aquisição dos eletrodomésticos. A pessoa também pode ter os dois aparelhos e usá-los em momentos diferentes.

Se a ideia é economizar na hora de escolher pelo ar-condicionado, calcule bem quantos BTUs são necessários para refrigerar o seu ambiente por completo e avalie se todas as funções e vantagens do aparelho escolhido são necessárias.

Da mesma maneira, se deseja dormir melhor nos dias mais abafados, veja quanto de energia gasta um ventilador ligado à noite toda. Dessa forma, você deve saber qual será o mais alto consumo energético do aparelho em sua residência.

Refresque o seu ambiente com a Clima Rio!

Sabendo o que gasta mais energia ventilador ou ar condicionado, você está pronto para escolher o produto de sua preferência na Clima Rio! Navegue pelas categorias de cada aparelho, pesquise pela potência, tecnologias, marcas e muito mais. 

Também é possível ir até uma das lojas físicas espalhadas pelo país e averiguar presencialmente qual é o melhor produto para as suas necessidades. Tire as dúvidas com os atendentes especializados e transforme o seu clima com economia na Clima Rio. Confira as opções!