5 Min Leitura

Descubra o que é ar-condicionado split

imagem de ar condicionado split

Você já quis saber o que é ar-condicionado split? Esse é um dos modelos mais procurados no Brasil, com uma tecnologia avançada e uma estrutura diferenciada.

Para você adquirir o ar-condicionado split ideal, a Clima Rio preparou um artigo explicando o que é, como funciona, quais são as vantagens e os tipos disponíveis no mercado. Continue a leitura!

O que é o ar-condicionado split?

Ao se perguntar o que é ar condicionado split, é comum pensar no termo em inglês, que significa “dividir”. Essa é a diferença desse modelo para os convencionais: ele é dividido entre unidade externa e interna.

A evaporadora é instalada no ambiente interno, enquanto a condensadora permanece fora do local de climatização. As duas unidades são conectadas por uma tubulação feita de cobre.

Como o ar-condicionado split funciona?

O ar-condicionado split funciona a partir da dinâmica entre a unidade interna e a externa. Enquanto a condensadora realiza a troca de calor, refrigerando o ar sugado pelo ventilador interno e transformando o clima, a evaporadora distribui o ar pelo ambiente, na temperatura escolhida pelo usuário.

O compressor suga e transporta o gás refrigerante até a unidade externa, que joga o ar quente para a área externa, completando o processo de climatização do aparelho.

Quais são as vantagens do ar-condicionado split?

Você sabe o que é ar condicionado split, mas quais vantagens fazem dele um dos climatizadores mais procurados pelos consumidores? A Clima Rio preparou alguns tópicos com os destaques.

Ausência de ruídos

Uma das principais vantagens do split é a própria divisão. Como a condensadora, unidade que mais faz barulho, permanece do lado de fora do ambiente, toda a climatização é feita sem ruídos, aumentando ainda mais o lazer e o conforto do usuário.

Filtros de ar

Os filtros de ar presentes em muitos modelos de ar-condicionados split ajudam a remover partículas de poeira, poluentes e alérgenos do ambiente. Para pessoas que sofrem com alergias, isso é essencial para melhorar a saúde e, consequentemente, o clima do espaço.

Eficiência energética

A eficiência energética é garantida pela categoria A no Selo Procel. Essa classificação, dada a diversos eletrodomésticos e presente em muitos modelos split, demonstra que o produto consome menos energia para funcionar adequadamente, reduzindo os custos de eletricidade.

Mulher limpando ar condicionado

Design discreto

Outro destaque do modelo split é o design discreto. Como a evaporadora permanece fora do local refrigerado, o ar-condicionado não chama tanta atenção, nem sequer atrapalha a decoração do ambiente. O equipamento também pode se adaptar ao local, quando o usuário escolhe uma cor semelhante a do espaço desejado de instalação.

Quais são os tipos de ar-condicionado split?

Após saber o que é ar condicionado split, vale estudar os diversos modelos dessa categoria presentes no site da Clima Rio. São exemplares voltados para o uso residencial ou empresarial.

De forma geral, os tipos de ar-condicionado split são projetados com características específicas, adaptadas para diferentes espaços. Descubra qual modelo é mais adequado para atender às suas necessidades de conforto térmico!

Split piso teto

O nome piso teto já indica a principal diferença do modelo: possibilidade de instalação no teto ou no piso. Ele é comum em lugares espaçosos e com grande movimentação de pessoas, como restaurantes, bares e outras lojas.

Split cassete

O split cassete é instalado no teto. Ele elimina qualquer ocupação nas paredes e não chama a atenção. Por esse motivo, é possível encontrá-lo em shoppings, academias e supermercados.

Split inverter

O inverter impressiona até quem sabe o que é ar-condicionado split. Essa tecnologia presente no compressor ajusta continuamente a velocidade de funcionamento para atingir rapidamente a temperatura desejada. Dessa forma, o aparelho trabalha sem picos de energia, diferentemente de outros modelos split ou convencionais.

Entre outras características do ar-condicionado inverter, é possível mencionar a economia da tecnologia, chegando a até 70% em alguns casos, diminuindo consideravelmente o valor da conta de luz.

Split janela

O split janela é ideal para locais com um buraco deixado justamente para a colocação do ar-condicionado. Ele é o mais tradicional de todos. A versão split aumenta ainda mais a eficiência e a economia do aparelho.

Multi split

O multi split permite conectar várias evaporadoras a uma única unidade externa. É uma opção conveniente para climatizar diversos lugares de uma vez só, como quarto, cozinha e sala.

Onde comprar ar-condicionado split?

Agora que você sabe o que significa split, quais são os tipos e as vantagens, já pode escolher o modelo de sua preferência na Clima Rio, uma das principais marcas líderes no mercado quando o assunto é climatização de qualidade por preço acessível.

A loja apresenta profissionais especializados na manutenção de ar-condicionado split, aumentando a vida útil do produto e corrigindo eventuais problemas que possam vir com a utilização.

Confira a cartela de produtos no site e a variedade dos serviços de manutenção oferecidos pela empresa. Assim, você obtém um produto de qualidade e garante o acompanhamento profissional necessário para o bom funcionamento do seu ar-condicionado!