5 Min Leitura

Descubra o que é ar-condicionado inverter

imagem demonstrando o que é ar condicionado inverter

Quem se interessa por um bom produto de climatização já deve ter se perguntado: o que é ar-condicionado inverter? Afinal, esse é um dos modelos mais procurados no mercado, com uma tecnologia inovadora, eficaz e econômica.

Pensando em informar sobre o que faz do ar-condicionado inverter uma opção especial nas pesquisas por climatizadores, a Clima Rio preparou um conteúdo explicando as vantagens e as diferenças em relação aos modelos tradicionais.

Com o aprendizado, você faz a melhor escolha possível, sem dúvidas. Continue a leitura para entender o que é ar-condicionado inverter, como ele funciona e quais são os modelos disponíveis. 

Como o ar-condicionado inverter funciona?

imagem de uma mulher mostrando o que é ar condicionado inverter

 

Para entender o funcionamento do ar-condicionado inverter, é preciso saber o que é inverter no ar-condicionado. A operação ininterrupta do compressor é o grande diferencial desse aparelho em relação aos convencionais.

Ele nunca para de funcionar e ajusta automaticamente a velocidade de acordo com a demanda de refrigeração ou aquecimento do ambiente. Quando o usuário liga o ar-condicionado inverter, o compressor opera em uma velocidade mais baixa e a aumenta gradualmente, conforme a necessidade.

Esse diferencial evita oscilações bruscas de temperatura e correntes de ar frio, proporcionando um ambiente mais confortável para quem escolhe o ar-condicionado com a tecnologia inverter.

Quais são as vantagens do ar-condicionado inverter?

Ao entender o que é ar-condicionado inverter, o usuário percebe o alto investimento na compra desse tipo de aparelho como um fator justificável perante os diversos benefícios inclusos no uso.

As vantagens do ar-condicionado inverter fazem dele um dos aparelhos mais populares em residências, escritórios e estabelecimentos comerciais. Abaixo, você confere alguns pontos fortes do dispositivo.

Economia de energia

O ar-condicionado inverter possui um compressor que elimina os picos comuns de energia nos modelos tradicionais. Essa inovação é capaz de economizar a conta de luz em até 60%, um impacto considerável no fim do mês.

Rápido funcionamento

A habilidade de resfriar ou aquecer o ambiente rapidamente é uma das características do ar-condicionado inverter. Enquanto modelos tradicionais necessitam de um tempo após ligados para atingir a temperatura solicitada, o compressor inverter faz isso sem dificuldades.

Baixo ruído

O ar-condicionado inverter apresenta uma vantagem especial para ambientes de trabalho ou estudo: funcionamento silencioso. Esse fator aparece por conta da movimentação contínua do compressor, que opera com baixa frequência, sem os disparos de energia comuns dos modelos convencionais.

Gás ecológico

Os aparelhos de ar-condicionado inverter possuem gás refrigerante R410-a na composição. Diferente do R22, outro tipo de gás presente em climatizadores, essa opção é ecológica, não agride a camada de ozônio, nem é tóxica ou inflamável.

Quais são os tipos de ar-condicionado inverter?

Ao estudar o que é ar-condicionado inverter, é importante considerar a variedade de modelos que possuem essa tecnologia. Muitos deles estão disponíveis na Clima Rio, com especificações voltadas para atender às preferências específicas dos usuários. 

Os tipos de ar-condicionado inverter diferem-se pela localização da instalação, mas todos compartilham alta eficiência energética junto da economia de energia. Confira os principais modelos de ar-condicionado inverter.

Split inverter

A tecnologia inverter foi introduzida inicialmente no modelo split. Como o próprio nome sugere, ele é composto por duas unidades principais: a evaporadora, localizada internamente, e a condensadora, que fica do lado de fora. A dinâmica entre as duas é responsável pela troca de ar eficiente e pela mudança de clima do ambiente.

Hi-wall inverter

Também parte do modelo split, o hi-wall inverter diferencia-se pelo local de instalação: um canto alto da parede. Ele também é conhecido pelo design elegante e pela aparência discreta, ideal para estabelecimentos comerciais ou grandes residências, que exigem um equipamento que não chama tanta atenção.

Piso teto inverter

Outra categoria com destaque para o local de instalação é o piso teto. Como o próprio nome diz, ele é instalado no piso ou no teto. Esse modelo de ar-condicionado é bem popular em estabelecimentos comerciais espaçosos, como lojas e academias, oferecendo refrigeração eficiente para todo o ambiente.

Cassete inverter

Com funcionamento igual ao do ar-condicionado split, o cassete inverter tem o diferencial de ser instalado apenas no teto, com uma saída que libera o ar para todo o ambiente. A localização central e o estilo compacto fazem dele um modelo ideal para locais de médio a grande porte.

Além das características do ar-condicionado inverter inclusas nos aparelhos acima, é recomendável verificar a potência do produto escolhido. Cada numeração climatiza áreas específicas, de acordo com o número de janelas, aparelhos eletrônicos e pessoas que frequentam o ambiente da instalação. 

Onde comprar ar-condicionado inverter?

Descobrindo o que é ar-condicionado inverter, quais são as vantagens e os principais tipos de aparelho, é possível escolher a opção de sua preferência para transformar o clima com um produto moderno e eficiente.

Na Clima Rio, você encontra uma cartela de modelos de ar-condicionado com a tecnologia inverter pelos melhores preços. Confira os serviços de manutenção oferecidos pela empresa e compre o seu aparelho com a garantia de um acompanhamento profissional de qualidade!