5 Min Leitura

Descubra como colocar o ar-condicionado no quente

Muitas pessoas não sabem como colocar o ar-condicionado no quente, pois ainda estão acostumadas com a função padrão de refrigeração do aparelho. Porém, aprender como ativar essa funcionalidade é essencial em lugares de baixas temperaturas.

A Clima Rio preparou um manual para explicar como colocar modo quente no ar-condicionado, incluindo cuidados com o aparelho quando a ideia é mudar o ciclo. Continue a leitura!

Como descobrir se o ar-condicionado tem o modo quente?

Nem todos os equipamentos esquentam o ambiente. Essa função está presente no tipo quente e frio, também chamado de ar-condicionado reverso. É possível saber se o produto tem essa função ao ler a ficha técnica ou a descrição na loja, previamente ao momento da compra.

De maneira geral, um ar-condicionado desse tipo tem as duas funções, tanto a de esquentar quanto de resfriar o local desejado. Em muitos estados do Brasil, onde o clima é mais quente, ele não é muito usado, mas nas estações mais frias do ano, vale a pena ter um aparelho capaz de esquentar o ambiente.

Para aprender como colocar o ar-condicionado no quente, é preciso ter um produto com essa função. Caso contrário, você não consegue realizar os procedimentos necessários para a climatização desejada.

Como colocar o ar-condicionado no quente?

Com um produto de dois ciclos instalado e funcionando corretamente, entenda como colocar o ar-condicionado no quente. Caso você ainda não o tenha, procure pelo produto de sua preferência no catálogo da Clima Rio.

O primeiro passo é procurar pelo símbolo do ar-condicionado no quente presente no aparelho. Geralmente, a palavra “heat” designa essa função. Na tradução para o português, ela significa “aquecer”. Também é comum encontrar o desenho do sol representando essa funcionalidade.

Ao pressionar a função “mode” no controle remoto ou diretamente no ar-condicionado, selecione a temperatura desejada, do mesmo modo que você faz para refrigerar o ambiente, pelos botões de “menos” e “mais”. Abaixo, confira como ativar esse recurso em climatizadores de diferentes marcas.

Modelo da Samsung

É fácil descobrir como colocar o ar-condicionado no quente da marca Samsung. Ao apertar o botão “on/off” do controle remoto, procure por “mode” e verifique três funções: automático, frio, seco, ventoinha e calor. Basta selecionar a última e aumentar a temperatura.

Alguns modelos também apresentam o modo de aquecimento. Essa função é ainda mais vantajosa e prática que a de esquentar. Basta selecioná-la para o aparelho instantaneamente mudar o clima e aquecer o ambiente, sem configurar números.

Pessoa segurando controle de ar condicionado

Modelo da LG

O controle remoto do ar-condicionado da LG também aciona o modo quente. Aperte o botão “ligar” e selecione “mode” duas vezes, função padrão para esquentar o ambiente.

A partir daí, a configuração é feita pela numeração, alterando a temperatura conforme o desejado. Para a família ou os funcionários de uma empresa, o local será esquentado de forma adequada.

Modelo da Gree

O modelo da Gree segue uma lógica semelhante ao da Samsung. Os passos iniciais são padrões: ligar pelo botão do controle remoto e procurar por “mode”.

Depois, uma série de comandos deve aparecer, todos em inglês: auto, cool, dry, fan e heat. Como já mencionado, “heat” designa “quente”, opção que deve ser selecionada. Após a ação, basta regular a temperatura conforme o desejado.

Cuidados ao colocar o ar-condicionado no quente

Mesmo após você aprender como colocar o ar-condicionado no quente, algumas instruções devem ser seguidas para evitar possíveis incidentes com o aparelho. É necessário sempre lembrar de algumas dicas ao mudar o ciclo.

A primeira orientação é que o modo quente não pode ser acionado enquanto estiver no frio. Caso você queira esquentar o ambiente, a ação deve ser desligar o aparelho, esperar de três a cinco minutos, ligar novamente e buscar pelo modo de calor.

Se a mudança de clima for feita abruptamente, o aparelho pode sobrecarregar e desregular, provocando problemas para a saúde devido ao desequilíbrio de temperaturas. Caso aconteça alguma coisa, não hesite em procurar os serviços de técnicos especialistas na manutenção do ar-condicionado.

Vale mencionar que não existe uma resposta exata de qual temperatura colocar no ar-condicionado quente, por exemplo. Tudo depende do quanto você deseja aquecer o local. Na maioria dos equipamentos, a temperatura máxima chega a até 32°C.

Ar-condicionado quente e frio é na Clima Rio!

Após aprender como colocar o ar-condicionado no quente, você pode optar por comprar um produto com essa função para esquentar o seu ambiente de trabalho ou lazer. Na Clima Rio, você encontra esse tipo!

A empresa é uma das líderes no ramo de climatização e refrigeração há mais de 20 anos, trabalhando na venda de ar-condicionado quente e frio, além de outros eletrodomésticos, por preços acessíveis e sob diversas condições de pagamento.

O catálogo da loja apresenta desde hi-wall de dois ciclos até um piso teto com as mesmas configurações. Não importa a sua preferência, na Clima Rio, você encontra o ar-condicionado ideal para todas as épocas do ano, com qualidade e ótimos preços. Confira os produtos disponíveis e compre já o seu!