5 Min Leitura

Conheça os 5 principais tipos de ar-condicionado e as características de cada um

tipos de ar-condicionado

Conhecer os tipos de ar-condicionado é essencial para fazer uma boa escolha. Durante a pesquisa, é preciso considerar as particularidades das diferentes estruturas e tecnologias para garantir que elas atendam a diversas necessidades de uso. 

A Clima Rio preparou um artigo apresentando os principais modelos de ar-condicionado disponíveis no site. Continue a leitura e confira como escolher o modelo ideal para o seu ambiente!

tipos de ar-condicionado

Ar-condicionado de janela

Um dos tipos de ar-condicionado mais tradicionais do mercado é o de janela. A instalação é voltada para uma janela ou um buraco feito na parede. Muitos prédios possuem um espaço dedicado justamente para esse produto, o que facilita o processo.

De estrutura compacta, o ar de janela diferencia-se de outros modelos de ar-condicionado pelo fato da condensadora e da evaporadora estarem em um só gabinete. Por conta do tamanho, ele funciona eficientemente em qualquer ambiente.

Ar-condicionado split

O split é um dos tipos de ar-condicionado cuja evaporadora e condensadora funcionam conectadas por uma tubulação feita de cobre, separadas entre unidade interna e externa ao local de instalação.

Enquanto a unidade condensadora realiza a troca de calor, resfriando o ar aspirado pelo ventilador interno e alterando a temperatura ambiente, a unidade evaporadora realiza a circulação do ar refrigerado.

O split é um dos tipos de ar mais populares do mercado, pois é conhecido pela baixa emissão de ruídos e pela alta eficiência energética. É possível encontrá-lo em diversas potências e ciclos, como hi-wall, cassete e piso teto, funcionando adequadamente em residências ou escritórios.

Ar-condicionado inverter

Os climatizadores com tecnologia inverter, mais comum em modelos split, possuem grande destaque na economia de energia. Isso está ligado ao funcionamento do compressor, que oferece um controle mais inteligente e eficiente de temperatura.

Diferentemente dos modelos convencionais, ele não liga e desliga. Consequentemente, também não provoca picos de energia e trabalha de forma ininterrupta, ajustando a velocidade de acordo com a demanda térmica do ambiente e facilitando a regulação da temperatura. 

O usuário percebe uma economia considerável na conta de energia no fim do mês e desfruta de um clima mais estável, proporcionando uma sensação agradável durante todo o período de uso.

Ar-condicionado hi-wall

O termo “high wall” significa “parede alta” em português, indicando o local adequado para a instalação deste ar-condicionado, projetado especificamente para o canto superior da parede.

Esse modelo split é versátil, adequado para ambientes residenciais, como salas, cozinhas e quartos, assim como escritórios e empresas. O ar-condicionado hi-wall também apresenta design elegante e discreto, combinando com a decoração, sem chamar muito a atenção.

Ar-condicionado cassete

Mais um dos tipos de ar-condicionado voltados para um único espaço de instalação, o modelo cassete fica no teto do local. Por conta dessa característica, ele é ideal para espaços comerciais, pois refresca o ambiente sem atrapalhar a visão dos clientes.

Ele é embutido na região central do teto, disparando o ar refrigerado pelas saídas localizadas nos quatro lados do aparelho, garantindo uma climatização homogênea em todo o ambiente. 

Ar-condicionado piso teto

Como o próprio nome indica, a instalação do ar-condicionado piso teto pode ocorrer tanto no piso quanto no teto do ambiente, oferecendo flexibilidade durante a escolha. Como se trata de um modelo de alta potência, ele costuma funcionar de forma mais eficiente em lugares amplos e espaçosos.

Você o encontra facilmente em academias, bares, lanchonetes, restaurantes ou qualquer local com um grande fluxo de pessoas. A instalação do ar-condicionado piso teto requer preparação adequada, como área suficiente para acomodar o aparelho e estrutura robusta para suportar o peso dele.

Como escolher o melhor ar-condicionado?

Para escolher o eletrodoméstico ideal entre os tipos de ar-condicionado mencionados, é preciso analisar a potência adequada ao ambiente. Ao lado do nome de cada produto, está o número de BTUs. De forma geral, quanto maior ele for, mais alta é a capacidade de refrigeração.

O número ideal de BTUs depende de fatores como a área do ambiente, o número de pessoas, janelas, aparelhos eletrônicos e raio de incidência solar. Portanto, calcule bem antes de optar pelo seu sistema de climatização.

Ar-condicionado de qualidade é na Clima Rio!

Agora que você sabe quais são os tipos de ar-condicionado mais adquiridos no mercado, está pronto para adquirir o modelo de sua preferência no site da Clima Rio! A empresa é referência em refrigeração, trabalhando com a venda de diversos modelos e potências de climatizadores.

Para aumentar a vida útil do seu aparelho, não deixe de conferir os serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado da Clima Rio! Conte com o time de especialistas da marca para deixar o seu produto longe de impurezas e sempre em bom estado. Aproveite!