5 Min Leitura

Como limpar ar-condicionado? Aprenda o passo a passo e saiba quando é melhor fazer

imagem demonstrando como limpar ar condicionado

Aprender como limpar ar-condicionado é essencial para aumentar a vida útil dele. Assim, o ar sempre estará limpo e confortável para você trabalhar ou relaxar após o expediente.

A ausência de uma limpeza preventiva também acarreta maiores gastos com a energia elétrica do comércio ou da residência, devido à sujeira presente nos filtros e outros componentes do produto que dificultam a transformação da temperatura.

A Clima Rio sabe disso e ajuda você a entender como limpar ar-condicionado. Alguns métodos devem ser seguidos para uma higienização adequada, assim como uma periodicidade específica. Confira!

A importância de uma boa limpeza de ar-condicionado

imagem demonstrando como limpar ar condicionado

Uma boa limpeza de ar-condicionado traz duas consequências importantes: os efeitos positivos na saúde das pessoas e o aumento da eficiência do climatizador. O contrário também vale, pois um produto sujo ou malconservado pode piorar a qualidade do ar e o desempenho do aparelho.

A sujeira pode até provocar enxaquecas, irritações respiratórias e alergias nas pessoas que frequentam o espaço. Isso se deve à proliferação de microrganismos indesejáveis, poeira, ácaro e bactérias nos filtros do aparelho.

O trabalho de transformação da temperatura ainda se torna mais difícil, pois o compressor precisará de mais energia para resfriar ou aquecer o ambiente, o que pode resultar em contas de energia mais altas.

Os cenários acima podem ser facilmente evitados ao aprender como limpar ar-condicionado. Porém, muitas pessoas não sabem nem a melhor hora para isso, nem a periodicidade mais adequada. 

Qual é o período correto para a limpeza do ar-condicionado?

Uma limpeza de ar-condicionado completa deve ser realizada uma vez ao ano. Outros compartimentos ou processos rápidos e simples têm um intervalo menor. Os filtros, por exemplo, precisam ser limpos semanalmente, a fim de sempre proporcionar um ar refrigerado de qualidade.

Para aparelhos usados apenas nas temporadas mais quentes do ano, é recomendado higienizá-los antes de ligar e iniciar os trabalhos de refrigeração. Porém, o processo de como higienizar o ar-condicionado deve vir antes da primeira lavagem.

No geral, a qualquer indício de sujeira no aparelho, não hesite em se preparar para a limpeza. Para tanto, é claro, é essencial compreender corretamente como limpar ar-condicionado. Abaixo, você confere mais sobre esse processo!

Como limpar a parte de fora do ar-condicionado?

A unidade externa do ar-condicionado tende a receber mais sujeira, devido ao vento que vem de fora do local, entre outros fatores. Assim, sempre que observar algum pó ou outra partícula, comece a limpá-lo imediatamente.

Para iniciar a limpeza, selecione um detergente neutro. Produtos químicos multiuso não são indicados, pois podem causar manchas amareladas no equipamento. Em seguida, é só espalhar o detergente na região desejada, passar um pano com água e limpá-lo até sentir que não há mais nenhuma sujeira na região. 

Como limpar o ar-condicionado internamente?

Na parte interna, o usuário deve limpar os filtros e a carenagem do climatizador. O processo é simples: para os filtros, use água corrente; para a carenagem, opte por um pano úmido. No caso de aparelhos usados dentro de comércios e empresas, o ideal é fazer isso mensalmente, já em casa, a cada três meses.

Para limpar o ar-condicionado de maneira ainda mais completa, é preciso ter muita atenção. Primeiro, desligue-o da tomada como uma medida de segurança. Em seguida, procure ter acesso à bobina, retirando o filtro e a tampa, caso tenha alguma.

Dessa vez, procure um produto de limpeza próprio para condicionadores de ar, ideal para retirar todas as impurezas da bobina. Também tenha muito cuidado ao manusear essas peças, para elas tocarem apenas o produto, e não outras fiações.

Por fim, limpe cuidadosamente as lâminas da ventoinha, enxágue o filtro com água corrente, coloque-o de volta com a tampa, espere dez minutos e ligue novamente seu ar-condicionado.

Contrate um profissional para a limpeza do ar-condicionado!

Ainda que seja possível aprender como fazer limpeza de ar-condicionado e aplicar todo o processo, o olhar e a prática atenta de um profissional são necessários. Os técnicos são credenciados pelo próprio fabricante do climatizador, que reconhece a capacidade e a exigência de uma limpeza e uma manutenção preventiva de qualidade em seu produto.

Além de entenderem tudo sobre como limpar ar-condicionado, os profissionais possuem experiência para identificar potenciais problemas graves no aparelho. Eles são treinados para adotar medidas de segurança adequadas, minimizando os riscos tanto para as pessoas quanto para o ambiente.

Limpeza de ar-condicionado com qualidade é na Clima Rio!

O profissional pronto para a higienização do ar-condicionado de sua residência ou comércio está na Clima Rio! A empresa é referência na venda de sistemas de refrigeração e se destaca em manutenção e limpeza de climatizadores.

Confira os serviços de limpeza e manutenção de ar-condicionado da Clima Rio, tire suas dúvidas e agende a visita. Dessa forma, você não se preocupa com erros, é só aguardar pelo produto após o serviço e aproveitar o bem-estar!