5 Min Leitura

Você sabe como ligar o ar-condicionado pelo celular? Conheça aplicativos e outras funções

Pessoa ligando ar condicionado pelo celular

Aprender como ligar o ar-condicionado pelo celular é essencial em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas ao dispositivo móvel, usando-o para atividades básicas, como conversar, trabalhar ou estudar.

Com apenas um smartphone compatível com o produto, o usuário consegue rapidamente ligar o ar-condicionado, controlar a temperatura e acionar diversas outras funções a uma determinada distância, sem maiores problemas.

A Clima Rio preparou um artigo explicando como ligar o ar-condicionado pelo celular, indicando aplicativos e outras possibilidades de uso do climatizador pelo smartphone. Continue a leitura para saber mais!

Qualquer celular consegue ligar o ar-condicionado?

Nem todos os dispositivos móveis conseguem ligar e desligar o ar-condicionado. O processo funciona a partir do envio de raios infravermelhos presentes no climatizador. Para possibilitar a conexão, é preciso ter um celular com sensor infravermelho.

Também existem modelos de ar-condicionado com Wi-Fi, fabricados por marcas como LG, Samsung, Midea, Elgin, Electrolux e Philco. É necessário que o celular esteja conectado à mesma rede do aparelho para possibilitar a ligação do produto e a realização das demais funções.

Aplicativos de automação residencial, como o Google Assistente e a Alexa, também conseguem ligar ar-condicionado à distância. O usuário pode até usar a própria voz para dar o comando.

Considerando essas condições, você está pronto para aprender como ligar o ar-condicionado. É possível buscar por adaptadores, na ausência de um celular compatível. Alguns exemplos são o Novo, o L5 Universal Remote e o Irdroid v1.0.

Como ligar o ar-condicionado com o celular?

Se o equipamento adquirido possui conectividade via Wi-Fi, o processo de como ligar o ar-condicionado pelo celular torna-se muito mais fácil. Basta conectar os dois aparelhos nas mesmas redes, seguir as instruções do fabricante e aproveitar para mudar o clima pelo smartphone.

O manual deve explicar como conectar o ar-condicionado no celular. É preciso seguir os passos indicados, que geralmente envolvem instalar o aplicativo e mexer nas opções de controle do produto.

Aplicativo para controlar o ar-condicionado

Se o seu celular tem a possibilidade de controlar o ar-condicionado, mas o equipamento não possui conectividade via Wi-Fi, a alternativa é buscar por um app para ligar o ar-condicionado e realizar ainda mais funções à distância.

Com o objetivo de auxiliar no processo de como ligar o ar-condicionado pelo celular, a Clima Rio selecionou os melhores aplicativos dedicados a essa função para você. Eles variam em compatibilidade com sistemas de celulares ou capacidade de controlar outros produtos. Continue a leitura para conferir.

Mulher ligando ar condicionado

Zaza Remote

O Zaza Remote está disponível para dispositivos iOS e Android com base na transmissão e na recepção de sensores infravermelhos para funcionar como o controle do ar-condicionado. Ele também se destaca pela compatibilidade com as principais marcas do mercado.

Com esse aplicativo, você também controla outros produtos da casa, como televisores, ventiladores, purificadores de ar e DVDs. Basta instalá-lo, configurá-lo para cada aparelho e facilitar o seu dia a dia em casa.

Sure Universal

Um dos aplicativos gratuitos mais utilizados para ligar o ar-condicionado pelo celular é o Sure Universal, também compatível com iOS, Android e uma ampla variedade de marcas de climatizadores.

O controle do ar-condicionado é realizado por meio de uma conexão Wi-Fi e tecnologia de raios infravermelhos para enviar os comandos necessários, o método padrão para o funcionamento completo desse mecanismo.

A/C Universal Remote

O A/C Universal Remote está disponível exclusivamente para o sistema Android, compatível com aparelhos de diversas fabricantes, como Carrier, Consul, LG, Daikin e Samsung.

Assim como os outros aplicativos, ele utiliza rede Wi-Fi e tecnologia de raios infravermelhos para controlar o climatizador, mas não consegue expandir o uso para os demais produtos da casa.

Quais outras funções é possível acionar com os aplicativos?

Com o aplicativo do fabricante ou de terceiros, o uso ultrapassa o simples ato de ligar o produto. Um exemplo é ajustar a temperatura, podendo aumentar ou diminuir os graus conforme a sensação desejada.

Também é possível controlar a velocidade e a direção do fluxo de ar de forma conveniente, por meio do celular. Para quem mora em áreas mais frias e possui um ar-condicionado de dois ciclos, a alteração para o modo de aquecimento auxilia o conforto do lar ou do trabalho.

Ainda pelo smartphone, o usuário pode optar pelas funções “automático”, “refrigeração”, “desumidificação” e “ventilação”, encontradas em inglês como “auto”, “cool”, “dry” e “fan” nos condicionadores mais modernos de ar do mercado.

Ar-condicionado compatível com celular está na Clima Rio!

Agora que você já sabe como ligar o ar-condicionado pelo celular, é só escolher o modelo de sua preferência no catálogo da Clima Rio e aproveitar o conforto com praticidade! A loja está há mais de 20 anos no mercado de climatização e refrigeração, entregando qualidade e economia para todos os clientes.

Para aumentar a vida útil do seu ar-condicionado, confira os serviços de manutenção e limpeza da Clima Rio. O time de técnicos especialistas está mais que preparado para manter o produto sempre em bom funcionamento e evitar eventuais reparos.