5 Min Leitura

Como funciona ar-condicionado portátil? Conheça as características e vantagens deste produto

como funciona ar condicionado portatil

Se você prioriza a mobilidade, é interessante entender como funciona ar-condicionado portátil. O aparelho destaca-se pela possibilidade de refrescar diversas áreas. Ele é bastante utilizado quando não é possível alterar a estrutura de apartamentos alugados, por exemplo. 

Ainda assim, devido à instalação em teto ou parede, podem surgir dúvidas a respeito do funcionamento do ar-condicionado portátil. A Clima Rio explica o funcionamento e os benefícios envolvidos. Saiba se esse é o melhor item para climatizar os seus cômodos!

Funcionamento do ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil funciona como qualquer outro, com o objetivo de transformar o clima por meio da troca de calor entre espaço interno e externo. A diferença é que ele conta com um componente fundamental para a mobilidade: uma tubulação acoplada em portas ou janelas.

Ela é responsável por direcionar o ar quente para fora e esfriar o ambiente onde o aparelho está posicionado. Internamente, há uma bandeja coletora que armazena a água da refrigeração. A capacidade máxima é de 20 L.

Para evitar esvaziamentos frequentes, uma mangueira pode ser conectada entre o aparelho e um ralo. Isso permite a drenagem contínua da água acumulada durante o uso.

Benefícios do ar-condicionado portátil

como funciona ar condicionado portatil

Após entender como funciona ar-condicionado portátil, é interessante conhecer os principais benefícios. O principal é a mobilidade. Afinal, poder levar o climatizador para qualquer ambiente é um destaque excepcional.

Existem outras vantagens que fazem esse tipo de ar-condicionado ser um dos mais queridos por quem preza por uma vida mais prática, econômica e confortável.

Para saber se o ar-condicionado portátil é bom, confira os quatro principais benefícios desse aparelho. Assim, você entende se esse aparelho é o mais adequado para as suas necessidades.

Instalação facilitada

Diferentemente dos aparelhos com divisão entre unidade externa e interna, como o split hi-wall, por exemplo, o ar-condicionado portátil chama atenção pela fácil instalação.

Escolhendo a potência mais compatível, você leva o split hi-wall para casa ou escritório. Conecte-o a uma tomada elétrica, vede a janela com a mangueira de exaustão fornecida e aproveite todo o potencial do produto.

Ao aprender como funciona ar-condicionado portátil, não há necessidade de reparos e buracos para o encaixe das unidades. Isso também elimina possíveis danos à integridade do local.

Custo-benefício

Outra vantagem importante é o custo-benefício do ar-condicionado portátil. O valor um pouco mais alto compensa o investimento, visto que a rápida instalação elimina grandes gastos envolvendo o equipamento.

Existem modelos portáteis com funções extras, como aquecer, resfriar, ventilar e umidificar, ainda mais completo para todos os momentos de conforto.

Mobilidade

Uma das características do ar-condicionado portátil é a fácil mobilidade. Você o transporta por todos os cômodos da casa, sem a necessidade de comprar um equipamento para cada um, por exemplo.

O aparelho possui rodinhas feitas para transportá-lo como uma mala. Assim, não é preciso pegar peso, apenas levá-lo pela alça e posicioná-lo no local mais adequado. Como ele não ocupa muito espaço, pode ficar guardado quando estiver sem uso.

Pontos de atenção ao usar o ar-condicionado portátil

Ao decidir comprar um ar-condicionado portátil, você deve prestar atenção a alguns pontos que diferem de outros do mercado. O nível da água do aparelho é essencial para o funcionamento, por exemplo. É necessário trocar periodicamente, com riscos de afetar o ar do ambiente com sujeira.

O vazamento de água também é um fator de atenção. O local da instalação precisa ter piso bem nivelado para evitar acidentes. Além disso, prefira modelos silenciosos, fabricados para não afetar as horas de sono e aumentar o seu conforto. 

Dicas para aproveitar o ar-condicionado portátil

Ainda que o modo como funciona ar-condicionado portátil seja interessante, é necessário saber para quais usuários e ambientes ele é mais indicado. Ele se adequa bem a pequenas áreas, entre 14 cm² e 20 m², mas para locais amplos, a refrigeração não é tão eficiente.

O ar-condicionado portátil gasta muita energia. Portanto, opte por modelos de Selo Procel A, que certifica a economia. Defina o número de BTUs de acordo com as características dos lugares de uso. A escolha equivocada pode fazê-lo ser mais eficiente em um ambiente que em outro, por exemplo.

Veja as opções de ar-condicionado no catálogo da Clima Rio!

Após entender como funciona o ar-condicionado portátil e quais são as principais vantagens desse modelo, você saberá se essa escolha é a mais adequada para o ambiente que deseja incluir esse equipamento. É importante ressaltar que a Clima Rio não apresenta essa opção no catálogo.

Há mais de 20 anos no mercado de climatização e refrigeração, a Clima Rio sabe o que é melhor para aumentar o seu bem-estar onde quer que você esteja! Conte com os serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado da loja para o seu aparelho funcionar no melhor estado!