5 Min Leitura

Ar-condicionado pingando água: veja causas e soluções

Encontrar o ar-condicionado pingando água é como receber um aviso sobre o funcionamento adequado do aparelho. O problema deve ser tratado com seriedade nas empresas ou nas residências.

Em alguns casos, o produto pode ser trocado. Em outros, a manutenção severa é necessária. Independentemente da consequência, uma investigação deve ser feita quando o ar-condicionado começa a pingar água, para identificar as causas e estudar delicadamente as soluções.

A Clima Rio preparou um artigo para mostrar quais são as possíveis causas para o ar-condicionado pingando água e como resolver essa situação. Continue a leitura para conhecer esse problema.

Quais são as causas para o ar-condicionado pingando água?

Um dos principais motivos para o ar-condicionado pingando água são os filtros sujos. Uma boa manutenção pode resolver o problema. Porém, existem outras causas. Conhecer cada uma delas pode ajudar na busca pela solução ideal. Continue a leitura para entender por que o ar-condicionado pinga água.

Falta de limpeza

Um dos motivos para o vazamento de água do ar-condicionado é a falta de limpeza periódica. O fluxo da troca de ar do equipamento pode ficar obstruído pelo acúmulo de poeira, enfraquecendo e travando o funcionamento.

Para limpá-lo, é fácil. São necessários apenas três itens: um pano macio ou umedecido, sabão neutro e água. O álcool pode prejudicar o ar-condicionado, portanto deve ficar de fora desse processo.

Instalação inadequada

O momento da instalação é um dos mais importantes para o funcionamento adequado do climatizador. O passo a passo incorreto é uma das possíveis causas para o ar-condicionado pingando água por dentro da casa ou do comércio.

Entre os detalhes da má instalação que podem resultar em vazamento, é possível mencionar a utilização de uma tubulação com diâmetro diferente da recomendada pelo fabricante, a unidade evaporadora mal colocada na parede ou as mangueiras sem caimento. De qualquer maneira, uma nova instalação deve ser requisitada.

Vedação inapropriada

Outra consequência da má configuração é a vedação incorreta. Com isso, o ar quente infiltra-se no ambiente da instalação, ocasionando a condensação do ar frio ao se encontrar com a umidade do ar de fora.

Em seguida, a umidade em excesso concentra-se na parte inferior do aparelho, resultando no vazamento de água. A solução mais adequada é vedar a parte externa da máquina de forma apropriada, impedindo a entrada de ar indesejado.

profissional verificando ar-condicionado.

Congelamento da serpentina

O congelamento da serpentina ocorre nos modelos split, no qual o componente fica obstruído pelo acúmulo de sujeira. Quando o ar frio passa pelo produto, congela.

Outro problema comum relacionado à serpentina é o entupimento causado pelo excesso de gelo. É essencial entrar em contato com um técnico especializado para realizar a limpeza e a higienização adequada do sistema.

Dreno bloqueado

Um dreno obstruído é uma das principais causas de ar-condicionado pingando água. Com o tempo, a sujeira, a poeira e outros detritos podem bloqueá-lo, fazendo com que a água acumule e transborde do aparelho.

O desnivelamento é mais uma causa comum que pode ocorrer com o dreno e prejudicar o aparelho. Isso porque a água do ar-condicionado é jogada para fora do local. Se o produto está com vazamento, é um forte sinal para verificar o nivelamento da peça.

O que fazer com um ar-condicionado pingando água?

Nos tópicos acima, foi possível verificar os principais motivos para o vazamento de água do ar-condicionado. Agora, é necessário entender como fazer o aparelho voltar a funcionar de forma adequada novamente. Abaixo, você descobre como resolver o ar-condicionado pingando e eliminar de vez esse problema.

Limpeza periódica

Uma das principais maneiras de evitar quaisquer incômodos com diversos eletrodomésticos é realizar uma limpeza frequente. Com o ar-condicionado, não é diferente. Isso evita o acúmulo de sujeira, pó e outros organismos que podem obstruir as peças, evitando o vazamento.

Checagem regular do dreno

O dreno é uma peça bem importante, na qual a água tende a passar e ser expelida para fora do aparelho. No caso de um ar-condicionado pingando água, o dreno deve ser uma das primeiras peças verificadas para checar se existe alguma obstrução ou sujeira presente.

Ajuda de um técnico especializado

Para a checagem das serpentinas, dos filtros ou das fiações, é sempre recomendável buscar a ajuda de um técnico especializado em ar-condicionado. Um profissional qualificado pode identificar e solucionar problemas mais complexos, como drenos danificados, componentes defeituosos ou problemas de instalação.

Conserte o vazamento do ar-condicionado com um técnico especializado!

Para resolver completamente o problema do ar-condicionado pingando água, conte com um técnico especializado na manutenção de climatizadores. Apenas o profissional competente tem a tranquilidade e as ferramentas corretas para consertar o aparelho.

Na Clima Rio, você encontra os serviços de manutenção de ar-condicionado para solucionar o vazamento e outras situações envolvendo o funcionamento incorreto do aparelho. Para a limpeza geral ou a verificação das peças, conte com os técnicos capacitados da empresa. Agende já uma visita!