6 Min Leitura

Aprenda como desinstalar o ar-condicionado split e janela

como desinstalar o ar-condicionado

Você passou pela instalação, mas precisa fazer uma mudança e não sabe como desinstalar um ar-condicionado? Essa situação pode implicar uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas seguindo alguns passos é possível realizá-la com segurança e tranquilidade.

Cada modelo obedece um caminho diferente de desinstalação, mas todos exigem bastante cuidado, pois são equipamentos elétricos. Assim, a segurança em primeiro lugar é fundamental. 

Pensando em ajudá-lo na solução desse problema, a Clima Rio preparou um artigo sobre como desinstalar um ar-condicionado. Lembre-se que o melhor caminho ainda é contratar um técnico especialista. Mas para um processo eficaz, continue a leitura abaixo!

Precauções necessárias para a desinstalação 

Aprender como desinstalar o ar-condicionado é necessário para eventuais trocas ou devoluções. Se deseja evitar os riscos, conte com a ajuda de um profissional de refrigeração habilitado para lidar com acidentes, como o vazamento de gás, por exemplo. 

De qualquer forma, para desinstalar um ar-condicionado ou qualquer outro equipamento elétrico, é preciso retirar o aparelho da tomada ou desligar completamente a energia. A tarefa exige o manuseio de fios e que podem ocasionar choques e outras complicações.

Dependendo do local de instalação, é necessário usar escadas e seguir as normas de segurança voltadas para esse tipo de suporte. Outra dica envolve a maneira correta de segurar as peças do ar-condicionado, de modo que não sofram quedas ou  danos durante o processo.

De maneira geral, seguir os passos abaixo pode ajudá-lo a concluir essa atividade da melhor forma. Confira qual é o seu aparelho e siga  o manual preparado pela Clima Rio para uma desinstalação segura.

Como desinstalar um ar-condicionado split?

como desinstalar o ar-condicionado

O ar-condicionado do modelo split é um dos modelos mais populares do mercado. A sua característica principal é a estrutura dividida em duas unidades: uma localizada no espaço externo da instalação, a condensadora, e uma interna, a evaporadora.

Nesse sentido, os passos de como desinstalar o ar-condicionado split exigem ainda mais cuidado, pois a ideia aqui é deixar o gás concentrado na unidade externa. Qualquer erro prejudica a saúde de todos do local. Para essa parte, um cilindro com recolhedora é utilizado.

Essa ferramenta faz com que o gás fique em um só lugar. Depois disso, tudo se torna mais simples: o aparelho é desligado da tomada, as tubulações e o dreno são removidos e as duas unidades são soltas pelos parafusos. 

O passo final de como desinstalar o ar-condicionado do tipo split consiste em  ter cuidado para movimentar as peças e o equipamento até o local da nova instalação. O ideal é embalá-las na posição vertical. Desse modo, será impedido que haja rachaduras ou que um acidente danifique o funcionamento. É fundamental que um técnico faça o processo de instalação e desinstalação. 

Como desinstalar um ar-condicionado janela?

O ar-condicionado de janela é conhecido pela sua estrutura compacta, na qual evaporadora e condensadora permanecem em um só lugar. Ele é ideal para instalação em apartamentos ou quartos.

Se para desinstalar o ar split é um pouco mais complicado, com o de janela a forma é mais simples. As ferramentas mais tradicionais, como chave philips, chave de fenda e uma escada segura são suficientes para a tarefa. 

Com isso em mãos, desligue o equipamento da tomada e verifique o estado de onde ela está apoiada, se é seguro ou é necessário um maior cuidado para retirá-lo. Em seguida, comece a removê-lo do local.

Se a remoção apresentar dificuldade, o suporte precisa ser solto. E, como o ar de janela é instalado dentro de uma abertura, o passo final é tapar o buraco para que o espaço permaneça como estava antes da instalação.

A importância da higienização e manutenção

Seja para desinstalar ar condicionado inverter ou outro modelo, é essencial ter em mente que uma higienização e manutenção periódica são fundamentais depois da nova instalação. Nesse caso, chamar um técnico experiente é obrigatório. Confira abaixo um pouco mais sobre a importância de cada serviço.

Higienização

Se após instalar o ar-condicionado novamente você notar que o aparelho demora para refrigerar, pode ser um sinal de que os filtros estão sujos. O acúmulo de poeiras, poluentes e microrganismos do ar impacta diretamente a eficiência energética e a saúde de quem desfruta o aparelho.

Apenas uma boa higienização consegue eliminar essas partículas indesejáveis. Além disso, também é um modo de aumentar a vida útil do equipamento e eliminar a necessidade de uma substituição antecipada.

Manutenção

Ainda que você não tenha notado de diferente ao instalar novamente, é importante fazer a manutenção periódica, uma espécie de check-up do ar-condicionado para evitar problemas mais graves e certificar que o desempenho seja sempre o melhor possível.

Dessa forma, você gasta menos com novos reparos e evita o consumo excessivo de energia. Isso porque um aparelho que não passa por manutenção tende a fazer mais esforços para alcançar a temperatura desejada.

Contrate um técnico especializado em refrigeração na Clima Rio!

Depois de entender como desinstalar o ar-condicionado do modelo split e janela, contrate um técnico especializado do time de profissionais da Clima Rio para deixar o seu equipamento sempre em bom estado!

Confira os serviços de higienização e manutenção da Clima Rio, uma empresa especialista há mais de 20 anos em refrigeração e climatização! Para um conforto de qualidade e um aparelho seguro, conte com quem entende do assunto!