6 Min Leitura

Aprenda como deixar o ar-condicionado mais gelado

Pessoa apontando o controle para o ar-condicionado.

Quem adquire um climatizador geralmente quer deixar o ambiente com temperaturas mais baixas para aproveitar o clima mais fresquinho. Nos dias mais quentes, aqueles que têm um climatizador em casa ou no escritório se perguntam: tem como deixar o ar-condicionado mais gelado?

A resposta é: sim, existem maneiras de deixar o ar-condicionado mais gelado, refrescando o ambiente da instalação. Em vez de mexer no controle de temperatura do aparelho, é possível acionar a função específica do resfriamento mais rápido.

Se você quer saber como deixar o ar-condicionado mais gelado, continue a leitura deste artigo preparado pela Clima Rio. Abaixo, você conhece funções especiais e formas de potencializar o resfriamento sem maiores esforços. Confira!

Qual a temperatura mais indicada para o ar-condicionado?

Primeiro, é interessante compreender qual é a temperatura ideal do ar-condicionado. No inverno, o mais adequado é deixá-lo entre 23°C e 26°C e, durante o verão, entre 20°C e 23°C. As recomendações são da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Isso serve para evitar o consumo excessivo de energia. Quanto mais baixa for a temperatura, mais esforço o aparelho faz para produzi-la. A fim de evitar gastos excessivos e, ainda assim, gelar mais rápido, procure colocar o ar em 15°C e vá aumentando aos poucos até 23°C.

Para quem se pergunta qual temperatura do ar-condicionado gela mais, a resposta é: 15°C ou 16°C. Porém, essa configuração não é a mais segura nem a mais eficiente. Para gelar o ambiente mais rapidamente, utilize outros recursos do aparelho.

Como deixar o ar-condicionado mais gelado?

O modo cool do ar-condicionado é responsável por produzir ar mais gelado. A tradução do nome já indica o objetivo: “frio”. Ele deixa a temperatura em 16ºC e opera em uma velocidade mais estável, proporcionando um resfriamento uniforme.

Para aprender como ativar a função cool do ar-condicionado, pressione a tecla mode do controle remoto e, em seguida, escolha a opção cool ou o símbolo de um floco de neve. Configure a temperatura de sua preferência e aproveite o clima mais fresco.

Como gelar o ar-condicionado mais rapidamente

A função turbo (ou jet cool) serve para acelerar o método de como deixar o ar-condicionado mais gelado. Ela aumenta o desempenho do ventilador e a capacidade de resfriamento.

O modo turbo é o que gela mais rapidamente, em poucos minutos. Ele opera em 18ºC e mantém a velocidade máxima durante 30 minutos. Para acioná-lo, siga os mesmos passos da ativação do modo cool.

Controle do ar-condicionado selecionando a temperatura.

Manutenção e ambientação para um resfriamento eficiente Dicas para um resfriamento eficiente

Para facilitar o processo de como deixar o ar-condicionado mais gelado, é importante seguir alguns passos para adequar o ambiente de instalação ou se preparar para uma eventual necessidade de reparos. Confira abaixo algumas dicas selecionadas pela Clima Rio!

Mantenha as janelas e portas fechadas

A principal dica de como fazer o ar-condicionado gelar mais é manter as portas, cortinas e janelas fechadas. Ao eliminar qualquer contato com o ambiente externo, você facilita o resfriamento e evita o desequilíbrio térmico.

Use luzes frias e coloque plantas no ambiente

A escolha das lâmpadas também impacta o resfriamento. A melhor opção são as luzes mais frias, do tipo LED. Elas ajudam a reduzir a carga térmica do ambiente, facilitando o processo de deixar o ar-condicionado mais gelado.

Cortinas com cores claras também são uma ótima opção. Além disso, para quem gosta de decorar o ambiente com plantas, a babosa, o lírio-da-paz e o filodendro são alternativas muito boas que atuam na umidificação do ar.

Agende uma limpeza periódica

O fluxo de ar restrito, causado pela poeira acumulada nos filtros, afeta o desempenho do ar-condicionado. Procure agendar uma limpeza uma vez por mês, para garantir um ar mais saudável para a respiração e a circulação de pessoas.

Além das questões de saúde, há também o consumo de energia. Quanto mais obstruído estiver o filtro, mais dificuldade o aparelho terá para alcançar a temperatura configurada.

Confira se há vazamento do gás refrigerante

O vazamento do gás refrigerante pode ser um dos motivos de o aparelho demorar mais para gelar. Esse é um dos elementos mais essenciais para o bom funcionamento do ar-condicionado. Se houver algum problema com ele, é necessário o olhar de um técnico especializado para a solução.

Verifique a potência do aparelho

Estude bem o número de BTUs, ou seja, a potência do ar-condicionado, para adquirir um modelo que tenha capacidade de resfriar seu ambiente adequadamente. Esse fator considera área, raio de incidência solar e quantidade de janelas, aparelhos eletrônicos e pessoas que transitam pelo local.

Avalie a necessidade de comprar mais um ar-condicionado

Se, mesmo seguindo todas essas dicas, você ainda enfrenta dificuldades, talvez seja necessário adquirir mais um ar-condicionado. Nesse caso, o ambiente pode ser grande demais, sendo necessário instalar outro aparelho para um resfriamento uniforme de qualidade.

Ar-condicionado com resfriamento rápido e eficiente é na Clima Rio!

Agora que você sabe como deixar o ar-condicionado mais gelado, está pronto para escolher entre as opções da Clima Rio, com funções eficazes, que agilizam o resfriamento e têm bom custo-benefício para a sua casa ou o seu comércio!

Não se esqueça de conferir os serviços de limpeza e manutenção da Clima Rio! Conte com profissionais de excelente nível técnico para deixar o seu produto sempre em dia e o ambiente cada vez mais confortável!